Porque Algumas Pessoas Fazem Sucesso e Outras Não

Características do Produto Marca ( Editora ) Fontanar ISBN 9788573027624 Autor Dweck, Carol S. Gênero Auto-ajuda e Desenvolvimento Seção Sucesso Ano de Lançamento 39657 Acabamento Brochura Idioma Português Nº de Páginas 264 Complemento - Sinopse Sinopse Saiba como ter êxito descobrindo qual o código da sua mente
As pessoas apresentam, sim, diferenças em relação à inteligência, ao talento e às capacidades. No entanto, as pesquisas convergem para a conclusão de que grandes realizações ? e até aquilo a que chamamos genialidade ? são normalmente resultado de anos de paixão e dedicação, e não algo que flui naturalmente de uma habilidade.

Carol Dweck, pesquisadora americana e autora de diversos
estudos sobre psicologia social e psicologia da personalidade

Ainda em início de carreira, a então jovem estudante de psicologia Carol Dweck era obcecada pela idéia de compreender como as pessoas lidam com seus fracassos: ?Eu estava decidida a entender o tipo de código mental capaz de transformar o fracasso em um dom.? Na época, já estava certa de que a inteligência e a personalidade não são qualidades humanas imutáveis, fixas, e sim características que podem se desenvolver durante toda a vida: ?É claro que cada um possui uma dotação genética específica. As pessoas podem ter diferentes temperamentos e aptidões no início de suas vidas, mas evidentemente a experiência, o treinamento e o esforço pessoal conduzem-nas no esforço do percurso.?

Ao longo de 20 anos de pesquisas, a autora de Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não concluiu que existem dois tipos básicos de código mental: o fixo e o construtivo. Segundo Carol, pessoas que acreditam que suas qualidades são imutáveis possuem o que ela chama de um código mental fixo e vivem preocupadas em confirmar sua inteligência, personalidade ou caráter. No entanto, existem pessoas que possuem um código mental construtivo. Para elas, as características naturais, como a inteligência, a personalidade e o caráter, são apenas o ponto de partida do desenvolvimento ? e não simplesmente um dom que se recebe ao nascer. Aqueles que possuem este tipo de código têm a convicção de que podem cultivar suas qualidades básicas por meio de seus esforços. ?Mais de três décadas de investigação científica sugerem que a ênfase excessiva no intelecto ou no talento deixa as pessoas vulneráveis ao fracasso, com medo de enfrentar desafios e relutantes em remediar suas deficiências?, diz a pesquisadora.

O livro revela como a imagem que cada um tem a respeito de si mesmo orienta grande parte das decisões tomadas ao longo da vida. Ao longo dos capítulos, Carol demonstra como o código mental altera o que as pessoas buscam e o que identificam como sucesso e ensina, com dicas práticas, como é possível mudar o código da mente.

Em Por que algumas pessoas fazem sucesso e outras não, a autora afirma que os códigos mentais influenciam as mais diversas áreas da vida ? a escola, os esportes, o trabalho e os relacionamentos. O código fixo dificulta as relações sociais, a comunicação e o progresso no ambiente de trabalho, levando profissionais a desencorajar ou ignorar críticas e conselhos construtivos. Pesquisas realizadas constataram que gerentes que têm mentalidade fixa apresentam pouca (ou nenhuma) probabilidade de buscar ou receber bem as opiniões de seus funcionários.

O tipo de código mental afeta também a qualidade e a longevidade dos relacionamentos: pessoas com mentalidade fixa são pouco propensas a mencionar problemas nos relacionamentos e a tentar resolvê-los. ?Afinal, se pensarmos que traços de personalidade são mais ou menos fixos, consertar relacionamentos parece algo fútil. No entanto, indivíduos que acreditam que as pessoas podem mudar e crescer tendem a acreditar mais que conversar e controlar opiniões, em busca de consenso, levará a resoluções?, conclui a pesquisadora.

Conceitos-chave:

Muitas pessoas pressupõem que a inteligência ou a capacidade superior são a chave para o sucesso. Mais de três décadas de pesquisa mostraram que a ênfase excessiva no intelecto ou no talento ? e a implicação de que tais traços são inatos e fixos ? deixa as pessoas vulneráveis ao fracasso, com medo de desafios e sem motivação para aprender.

Ensinar pessoas a ter ?mentalidade de crescimento?, encorajando o foco no esforço, e não na inteligência ou no talento, as torna mais eficientes para enfrentar desafios, resolver problemas e, conseqüentemente, favorece a realização de seu potencial cognitivo, tanto na escola como na vida.

Pais e professores podem ajudar no desenvolvimento da ?mentalidade de crescimento?, elogiando as crianças por seu esforço ou persistência (e não pelos talentos natos), contando histórias de sucesso que enfatizam o trabalho árduo e o gosto por aprender, e ensinando-lhes que o cérebro é uma máquina de aprendizado. Medidas Aproximadas do Produto Porque Algumas Pessoas Fazem Sucesso e Outras NãoAltura:23,00 CentimetrosLargura:16,00 CentimetrosProfundidade:1,10 CentimetrosPeso:400,00 Gramas


Clique aqui para comprar este produto no Submarino.com.br Conheça outros produtos indicados pelo Planeta News