Aspades, Ets Etc.

Características do Produto Marca ( Editora ) Ed. Record ISBN 8501055220 Autor Fernando Monteiro Gênero Literatura Nacional Seção Romance País de Origem Brasil Acabamento Brochura Idioma Português Nº de Páginas 240 Sinopse Sinopse ASPADES, Ets, Etc Fernando Monteiro Com estilo híbrido e muita personalidade, em comemoração aos cem anos do cinema, Fernando Monteiro escreveu ASPADES, Ets, Etc, um trabalho audacioso e consistente, falando da sétima arte através do imaginário do cineasta português Vasco Aspades do Carmo. No livro, o autor - vencedor do 1º Prêmio Bravo! de Artes e Espetáculos, na categoria Literatura / Revelação, com o livro A cabeça no fundo do entulho - traça um imenso mosaico no qual narrativas dentro da narrativa maior se sucedem, formando um grande painel onde o cinema é o fio condutor.

A trajetória do cineasta português Aspades é narrada, sempre entremeada por reflexões fictícias e reais, atribuídas a críticos de cinema, cineastas e escritores. Fernando Monteiro, na verdade, precisava de uma figura que lhe servisse de pretexto para questionar todos os pontos possíveis numa extensa discussão intelectual sobre o cinema. E o cineasta caiu como uma luva. Publicado primeiramente em 1997 em Portugal, o livro também traz como figurantes os grandes nomes do cinema internacional como Rosselini, Pasolini, Manuel de Oliveira, François Truffaut, Renais, Wim Wenders, além de toda a galeria de grandes filmes e seus protagonistas.

Fernando Monteiro, cineasta, poeta e ficcionista, nasceu em Pernambuco, em 1949, formou-se em Sociologia e estudou Comunicação em Roma. Ano passado, estreou na ficção com a publicação, em Portugal, de Aspades, ET`s, Etc, recebido com entusiasmo pela crítica lusitana e, recentemente, pela imprensa brasileira. Obteve diversos prêmios nacionais: da Academia Pernambucana de Letras, em 1975, com a peça teatral O rei póstumo, e da União Brasileira de Escritores, em 1983, com o livro de poesias Ecométrica.

Seu ensaio sobre a obra de Brennand foi premiado pelo Instituto Nacional do Livro. Filmes seus, de curta metragem, foram indicados para representar o Brasil oficialmente em mostras internacionais no México e na Polônia e receberam prêmios nos festivais de Brasília, Bahia e Rio de Janeiro.


Clique aqui para comprar este produto no Submarino.com.br Conheça outros produtos indicados pelo Planeta News