Três Vezes Rio

Características do Produto Marca ( Editora ) Rocco ISBN 8532510388 Autor Nelson Pereira dos Santos Gênero Artes Seção Cinema País de Origem Brasil Ano de Lançamento 36446 Acabamento Brochura Idioma Português Nº de Páginas 324 Complemento - Sinopse Sinopse A história de Nelson Pereira dos Santos, um dos mais importantes precursores do Cinema Novo, se confunde com a trajetória do próprio cinema brasileiro. Grandes tacadas, novos truques, improvisos com bons e maus resultados, experimentação, amadorismo, profissionalismo, fracasso e glória. Tudo isso é conhecido por Nelson, autor dos roteiros de Rio 40 graus, Rio Zona Norte e O amuleto de Ogum, que formam o livro Três vezes Rio, da coleção Artemídia. Revê-los em livro é dar um passeio pelo país e, principalmente, por um Rio de Janeiro mais ressonante, menos romântico, mas em eterno ritmo de 40 graus.Cada um dos roteiros é precedido por uma apresentação do cineasta.

Nessas inserções, ele diz que sempre hesitou em publicar seus scripts, mas que sucumbiu ao convite da Rocco atraído pela proposta de partir do filme pronto para o texto escrito. Experiência rara, curiosa e até divertida. Basta ver a nomenclatura cinematográfica. "Nada de close nem de long shot; no lugar disso, pepê (PP: primeiro plano) e pecê (PC: plano conjunto). A palavra travelling, então, nem pensar", lembra ele. Da mesma forma, caíram em desuso expressões como "tá biruta?" e "é batata!", carros como o fusca, futebol sem pancadaria, favelas sem tiroteios, jogo do bicho como jogo de azar.Grandes modificações também na indústria do cinema. Nelson conta que teve o tempo que quis para realizar Rio, 40 graus: "Como não havia nenhum produtor interessado, não me ameaçava nenhuma pressão para terminar o trabalho. Dava-me ao luxo de freqüentar assiduamente as locações escolhidas para conceber cada seqüência." Este filme retrata o morro carioca a partir de cinco vendedores de amendoim.

Os vendedores mirins continuam os mesmos, mas o pano de fundo está diferente. Poucos garotos vão para os sinais de trânsito abençoados por um beijo da mãe. Rio Zona Norte tem como protagonista Grande Otelo e a história é parcialmente inspirada na vida de Zé Kéti. É hoje um importante documento sobre a música popular brasileira. O amuleto de Ogum mergulha em outra raiz extremamente brasileira, a religiosidade. O personagem principal é interpretado por Ney Sant?Anna, filho de Nelson. Segundo o diretor, são três as fontes principais deste filme: "as religiões de conversão, o argumento de Francisco Santos e a euforia causada pela defesa do cinema brasileiro com a Embrafilme, pela primeira vez sob o comando de um cineasta, Roberto Farias." O roteiro se inspirava no mitológico Tenório Cavalcanti e na Baixada Fluminense.Merece atenção especial o resumo deste filme feito pelo cineasta em Três vezes Rio: "Os três bandidos do prólogo representam a odiosa censura: batem no cego, roubam-lhe o dinheirinho do trem e ainda exigem que cante uma história do macaco e da onça; uma de Pedro Álvares Cabral ou de Bocage. O cantador obedece, mas sem aceitar nenhuma das propostas. Canta a história do homem do corpo fechado ? ele mesmo. Mata os perseguidores e incorpora-se na massa dos trabalhadores à espera do trem cantando: Se me der na veneta, eu mato/ Se me der na veneta, eu morro. O cantador cego é o cinema brasileiro." Medidas Aproximadas do Produto Três Vezes RioAltura:21,00 CentimetrosLargura:14,00 CentimetrosProfundidade:2,50 CentimetrosPeso:350,00 Gramas


Clique aqui para comprar este produto no Submarino.com.br Conheça outros produtos indicados pelo Planeta News