Trilhos e Quintais

Características do Produto Marca ( Editora ) Rocco ISBN 8532508316 Autor Carmen L. Oliveira Gênero Literatura Nacional Seção Biografias, Cartas e Memórias País de Origem Brasil Ano de Lançamento 35940 Acabamento Brochura Idioma Português Nº de Páginas 212 Sinopse Sinopse Trilhos e quintais retrata o cotidiano de uma cidade pequena, afastada dos centros urbanos mais desenvolvidos, no início da década de 30. Trata das transformações decorrentes não só dos efeitos da revolução de 1930 na periferia mineira, mas também dos costumes e da cultura de uma típica cidade do interior, onde os trilhos trazem as notícias, levam os ideais; ligam os quintais cheios de vida da cidade de Cupim aos grandes centros urbanos. Seguindo esses trilhos, o leitor vai percorrer um pouco da nossa história recente, através de uma rica galeria de personagens.

Embora a autora trace o perfil de rigidez ética e moral de seus personagens e associe este perfil a características da região, o enfoque da narrativa enaltece as qualidades humanas, abre espaço para uma visão de beleza e solidariedade, consciência política e luta, em que a submissão feminina e o domínio masculino ? tão próprios do local e da época ? se traduzem, muitas vezes, num exemplo de integridade e maturidade. A figura centralizadora do personagem Cassiano, chefe do clã, nos mostra o patriarca que se pretendia revolucionário. Ele é um lutador e defensor dos oprimidos, persegue grandes causas políticas, mas também humilha a mulher e obriga a família a seguir rigidamente a Bíblia. Noca, a mulher ? analfabeta e resignada ?, possui a força que mantém unida a família: alimenta, cuida e organiza tudo, sem estardalhaço, com consciência e maturidade. Contrapondo-se a Noca e a todas as outras mulheres de comportamento semelhante, está Eugênia, professora, que conversa com os homens, deseja pegar em armas e lutar na revolução, um modelo novo naquela sociedade de conceitos preestabelecidos.

A questionadora Eugênia, ?Pintarroxa?, representa a mulher liberta pela cultura. Áurea, filha preferida de Cassiano, é menina ágil, capaz de analisar situações conflitantes de forma inteligente, não é frágil, nem submissa. É através de sua visão infantil e franca que observamos a vida e os costumes de Cupim, as relações entre as pessoas, e os vínculos criados a partir de acontecimentos alheios à vontade dos cupinenses.O livro é também um hino à tarefa de sobreviver, à servidão ou à solidariedade, ao valor do paladar, do olfato, do toque ? ?ponto, ponto, laçada?? , ao ritmo da vida do interior. Saborosamente construído com descrições detalhadas do cotidiano ? tostar e moer o café, escolher a lenha para o fogão, sovar a massa das roscas, colher quiabos, preparar galinha para o abate ?, que dão conta de hábitos enraizados, de práticas seculares, de relações marcadas pela herança cultural.A linguagem de Carmen L. Oliveira acompanha a simplicidade e a espontaneidade interioranas, entremeada a uma objetividade impassível. Sem exagero passional, porém com um requinte raro de estilo e frases enxutas, a voz do narrador se funde à voz dos personagens num ritmo agradável, nítido e desembaraçado. Trilhos e quintais inaugura não só a ficção na carreira de Carmen, mas traz Minas de volta como palco de preciosas obras literárias.


Clique aqui para comprar este produto no Submarino.com.br Conheça outros produtos indicados pelo Planeta News