O Adeus

Características do Produto Marca ( Editora ) Rocco ISBN 8532515533 Autor Paola Calvetti Gênero Literatura Estrangeira Seção Biografias, Cartas e Memórias País de Origem Brasil Ano da Edição 37756 Acabamento Brochura Idioma Português Nº de Páginas 192 Sinopse Sinopse Olga, Virgínia e Cecília eram amigas completamente diferentes, mas inseparáveis. Entre a vida em Milão, Itália, e os passeios em Paris, França, sua amizade a cada dia se tornava mais forte. Até que surgiu a figura de Giulio, o homem que poria à prova o laço que as unia. Este é o mote de O adeus, segundo romance da escritora italiana Paola Calvetti, quase todo narrado em flashback por Virgínia, última sobrevivente do trio de mulheres. No dia do funeral de Olga, Virgínia relembra os tempos felizes em que as três fiéis amigas compartilhavam todos os seus segredos. Tudo começou a mudar quando Olga conheceu Giulio, por quem se apaixonou. Os dois mantiveram um apimentado namoro durante um bom tempo, o que fez do trio um quarteto.

Tudo parecia correr muito bem. Entretanto, silenciosamente, a traição havia destruído a beleza daquela amizade ? certo dia, sem mais nem menos, Giulio comunicou a Olga sua decisão de se casar com Cecília, que estava grávida dele.Durante os seis meses que precederam tal revelação, Giulio foi namorado de uma e amante da outra. Como não poderia deixar de ser, a dupla traição destruiu a invejável confiança que tinha sido construída entre as amigas durante toda uma vida. Embora Olga não tivesse rompido com Cecília, a relação entre ambas nunca mais foi a mesma, o que, por extensão, também afetou a ligação das duas com Virgínia. Para Giulio, Cecília representava a estabilidade do casamento. Já Olga lhe parecia passional demais, pois o amava exageradamente. Ele fez sua opção e a comunicou da forma mais dura. Anos mais tarde, Cecília viria a morrer num desastre de avião. Tempos depois, seria a vez de Olga, devido a um ataque do coração.

Este é o resumo do conteúdo da primeira parte do livro, do primeiro ?ato? (como informa o subtítulo), cujo ápice é a passagem que trata da ocasião em que os quatro personagens estiveram presentes numa apresentação de A traviata, ópera de Giuseppe Verdi, no teatro Scala, em Milão. O segundo ?ato?, no entanto, oferece uma outra visão dos acontecimentos descritos no primeiro, pois é composto quase que exclusivamente de trechos do diário de Olga, lido por Virgínia após sua morte. Os manuscritos da amiga traída revelam informações que ninguém jamais poderia imaginar, alterando todo o sentido da história. Tudo porque o abismo de mentiras que havia sido aberto por Giulio entre as três ?quase irmãs? era muito maior do que parecia. Por fim, o epílogo faz a ponte entre as duas partes de O adeus, que é dividido em dois ?atos? na intenção de se estabelecer um paralelo entre o romance e a ópera de Verdi.


Clique aqui para comprar este produto no Submarino.com.br Conheça outros produtos indicados pelo Planeta News