A Arte do Poder

Características do Produto Marca ( Editora ) Rocco ISBN 9788532523266 Autor Thich Nhat Hanh Gênero Religião Seção Budismo País de Origem Brasil Ano de Lançamento 39560 Acabamento Brochura Idioma Português Nº de Páginas 224 Sinopse Sinopse O poder e seus caminhos por vezes tortuosos, apoiado na violência, no radicalismo e na intolerância, é o tema do novo livro do monge budista Thich Nhat Hanh. Precursor do chamado budismo engajado, Thich Nhat Hanh ficou conhecido nos anos 60 ao lutar pela paz e pelo fim da Guerra do Vietnã. Agora, com A arte do poder, ele mostra que a filosofia zen budista pode ser um antídoto para aplacar a sede de autoridade que assola os homens, tanto na vida pública quanto na privada, impedindo-os de alcançar a verdadeira felicidade.

Na contramão dos tradicionais manuais de negócios e gestão empresarial, Thich Nhat Hanh mostra que a atual interpretação de poder conduz o homem ao estresse, ao medo e à ansiedade, e não à realização plena. Em vez de conquistar o poder, muitos executivos se tornam vítimas do próprio sucesso, escravos da rotina de trabalho e das metas que se impõem. Para o monge, ?o poder é bom para uma coisa apenas: aumentar nossa felicidade e a felicidade dos outros?. Este é o poder espiritual, legitimado pelo objetivo de proporcionar a paz e a realização, individual e coletiva.O livro traz algumas respostas para a perplexidade humana diante da falência dos valores na sociedade contemporânea. Expondo, de modo simples, os princípios e termos budistas, as fábulas e histórias da vida do Buda, o autor procura elucidar as razões do sofrimento humano à luz da filosofia zen, incorporando-a ao dia-a-dia das pessoas, na linguagem afetuosa e delicada de um mestre experiente. O monge recorda que são cinco os verdadeiros poderes pregados pelo budismo: da fé, da perseverança, da plena consciência, da concentração e do discernimento. Eles são fontes de energia que conduzem o ser humano à liberdade de escolha, de decisão e de transformação.Os cinco exercícios de plena consciência ensinam a utilizar a energia do poder espiritual em situações da vida real, envolvendo os relacionamentos, o sexo, a família, o trabalho, a política e o meio ambiente. ?A plena consciência é a capacidade de estar presente com a totalidade do ser?, diz o autor, que prega este estado como o estágio mais importante do desenvolvimento espiritual da pessoa. Como complemento à busca da plena consciência, o capítulo ?Desencadeando um despertar coletivo? leva o leitor a reconhecer a importância da consciência coletiva, como fator indispensável para aumentar o poder da consciência individual.

A arte do poder traz ainda dois apêndices: ?Meditação para cultivar o poder?, com uma série de exercícios que fortalecem a energia espiritual e que podem ser praticados em casa, no escritório ou até mesmo durante uma caminhada; e ?Trabalho e prazer: o exemplo da Patagônia?, com o relato de Yvon Chouinard, empresário que criou a bem-sucedida empresa de roupas e equipamentos de montanhismo, a Patagônia, considerada pela revista Fortune uma das 100 melhores empresas do mundo para se trabalhar, colocando em prática os fundamentos da filosofia zen budista.


Clique aqui para comprar este produto no Submarino.com.br Conheça outros produtos indicados pelo Planeta News