A Caixa de Granadilho

Características do Produto Marca ( Editora ) Rocco ISBN 9788532522924 Autor Janet Gleeson Gênero Literatura Estrangeira Seção Romance País de Origem Brasil Ano da Edição 39486 Acabamento Brochura Idioma Português Nº de Páginas 436 Sinopse Sinopse Durante um jantar na residência rural de lorde Montfort, uma luxuosa mansão em Horsehealth, o estampido de um tiro irrompe a noite, interrompendo o banquete de Ano-Novo de 1755. O anfitrião é encontrado morto em sua nova biblioteca, com uma pistola ao lado, sanguessugas no rosto e uma pequena caixa de granadilho, uma rara madeira, talhada à perfeição, agarrada a uma de suas mãos. Este é o ponto de partida deste primeiro romance de Janet Gleeson, A caixa de granadilho, uma narrativa envolvente, de mistério e suspense, calcada em uma vasta pesquisa histórica, tendo como pano de fundo a Inglaterra georgiana do século XVIII.A trama tem como protagonista Nathaniel Hopson, que, ainda pequeno, apresentou a estranha vocação para destruir o que estivesse ao seu alcance: desparafusando, desmontando, arrebentando tudo para abrir, ansioso por respostas que acreditava estar nas entranhas e engrenagens de cada objeto.

O controvertido dom acabou levando-o na adolescência à carpintaria, como aprendiz de Thomas Chippendale, mestre dessa arte e um dos mais respeitados de toda Londres.Sete anos mais tarde, na véspera do Natal de 1754, o renomado Chippendale convoca Nathaniel para avisá-lo de que o enviaria, no dia 27, como seu representante para supervisionar, em Horsehealth, a instalação da biblioteca de lorde Montfort, um rico barão, dono de terras e de uma fortuna obtida com fazendas de açúcar. O extravagante projeto ? um conjunto de estantes de vastas proporções, elaboração e custo, criado por seu amigo John Partridge como sua maior obra de arte ? deveria ficar pronto a tempo das festividades pelo novo ano de 1755, conforme desejo de Montfort, que não podia ser contrariado em hipótese alguma.Em Horsehealth, Nathaniel Hopson acaba trabalhando também, a pedido da governanta, para a Sra. Cummings, como mordomo, na ausência do corpo completo da criadagem. E, exatamente enquanto serve o jantar de Ano-Novo ? que precede a apresentação da biblioteca em toda sua magnificência ? um tiro é ouvido na casa de campo. E Nathaniel sabia que aquele som só poderia ter vindo da biblioteca. Chegando lá, ele encontra Montfort morto. As circunstâncias sugerem um suicídio, mas outras evidências, como o sangue no parapeito da janela e a confusão de pegadas no chão, apontam o contrário: um assassinato. Lorde Foley, um dos convidados, que o seguira até o local, o recruta a descobrir a verdade por trás da morte do anfitrião.

Engajado no propósito de descobrir o que ocorrera de fato, porém, sem se envolver muito, Nathaniel Hopson vê seu distanciamento logo se desfazer quando encontra, num lago, congelado e violentamente mutilado, seu amigo John Partridge, que havia criado a biblioteca. Contudo, o que ele, então sumido do trabalho, estaria fazendo ali, se fora encarregado de terminar todo o serviço por Chippendale? Através de Alice Goodchild, uma mercadora de madeira por quem nutre sentimentos, Nathaniel descobre que a madeira de granadilho possui um outro nome que se liga ao amigo morto. Um segredo está prestes a ser revelado e há alguém que não se detém diante de nada para impedir que ele venha à tona. É preciso correr, porque, agora, até sua querida Alice corre perigo.Não apenas por sua formação acadêmica em história da arte e inglês, mas também pelos anos em que trabalhou em casas de leilão e, principalmente, por suas constantes pesquisas, Janet Gleeson possui um vasto conhecimento do passado, que emprestou, com requintes e detalhes, para A caixa de granadilho, uma obra histórica de suspense, passada no seio da esnobe hierarquia inglesa do século XVIII, que prende o leitor, sem descanso, da primeira até a última página, de forma ininterrupta.


Clique aqui para comprar este produto no Submarino.com.br Conheça outros produtos indicados pelo Planeta News