O Cão Sem Plumas

Características do Produto Marca ( Editora ) Alfaguara Autor Neto, João Cabral de Melo Gênero Literatura Nacional Seção Poesia Ano de Lançamento 39315 Acabamento Brochura Idioma Português Nº de Páginas 208 Sinopse Sinopse Neste volume estão reunidos os primeiros livros de João Cabral de Melo Neto, a começar por Pedra do sono, de 1942, até O cão sem plumas, de 1950. O impacto da poesia cabralina já pode ser visto nestas primeiras obras; nas referências cubistas e surrealistas de Pedra do Sono; na prosa poética de Os três mal-amados; na clareza de imagens e na preocupação com a estrutura poética em O Engenheiro; e nos questionamentos sobre a própria criação artística em Psicologia da composição.

Mais tarde, enquanto vivia como diplomata na Espanha, João Cabral escreve seu primeiro poema de fôlego, que viria a ser sua criação decisiva. Ao ler numa revista que a expectativa de vida no Recife era inferior à da Índia, tem o impulso para escrever O cão sem plumas, voltando-se para o rio Capibaribe e sua gente, compondo versos precisos e inesquecíveis.

Considerado uma obra-prima desde que foi publicado, o poema alçou o escritor pernambucano ao patamar mais elevado da literatura brasileira, colocando-o ao lado de nomes fundamentais, como Carlos Drummond de Andrade e Manuel Bandeira.

Para o poeta Armando Freitas Filho, que assina o prefácio desta edição de O cão sem plumas, João Cabral de Melo Neto ?realizou a proeza notável de construir uma identidade autoral forte e renovadora a princípio, que foi se tornando verdadeiramente revolucionária a cada nova publicação?.


Clique aqui para comprar este produto no Submarino.com.br Conheça outros produtos indicados pelo Planeta News