Descubra o segredo da boa comunicação entre nós

Quantas vezes perdemos amigos, amantes, membros de família e até oportunidades importantes por que “achamos” que o que “pensamos” era o certo e pronto! Que caia a casa, chova canivete, e/ou a vaca tussa, o que a gente pensa é o certo e acabou o assunto!

Gente, o que acontece nestes casos é o limite do balanço das coisas, tudo na vida tem os dois lados da moeda para ser aprendido. Já fiz muita burrada por achar que o que eu interpretava era lei, e acabei perdendo no jogo do equilíbrio da vida, para nós brasileiros a popular expressão, “tem de ter jogo de cintura” tem sentido. Porque “driblando bonito” com uma situação que nos parece difícil estaremos jogando pra ganhar.

A chave do segredo é:

Nada tem significado exceto o significado que damos as coisas. Em outras palavras, nós é que criamos o significado das coisas, ninguém ou nada mais. Pense bem nisso com carinho pro resto de sua vida viu? Qualquer pergunta sobre isso estou à sua disposição.

Por exemplo, muitos de nós explicamos as estrelas no céu como potinhos brilhantes, piscando na vastidão do espaço universal, lindas, etc. (eu mesmo já fiquei horas olhando as estrelas fazendo poesia). Já para um cientista, a explicação é: uma estrela é um corpo celeste formado de plasma, o quarto estado da matéria (e não de gás, como muitos pensam), que se mantém coeso devido a sua força gravitacional. Esse corpo celeste, por causa de sua pressão interna, produz energia por fusão nuclear, transformando moléculas de hidrogênio em hélio.

Entende o que quero dizer? Para uma pessoa a explicação de uma coisa pode ser o oposto da outra e nenhum dos dois estarem errados. É fascinante isso, vocês não acham?

A nossa interpretação pode ser nossa maior amiga e tambem a nossa maior inimiga. Quando ouvimos alguem dizer bom dia por exemplo, temos a opção de interpretar a entonação da pessoa como sendo pra cima e positiva assim como podemos interpretar que aquela entonação é muito exagerada ou alta demasiada pra seu gosto, etc... a interpretação vai depender de como voce se sente naquele momento ou como geralmente vê o lado da vida e as pessoas.

Ter essa consciencia e lidar com ela no dia a dia é importantissimo porque tudo pode ser bem ou mal interpretado de acordo com os nossos próprios conceitos. Por isso temos o dever de prestar atenção nas nossas interpretações em relação a tudo em nossa volta incluindo as ações alheias e nós mesmos. Geralmente quando interpretamos carregamos um pré-conceito daquilo que aprendemos e acreditamos. Mas se nos auto educarmos e começar a deixar idéias pre-concebidas de lado e encarar as coisas realisticamente com neutralidade, iremos evitar muita discussão, estresse e destruição de amizades e relacionamentos garantido.

Se alguém diz, que você é bonita ou bonito e você não acredita, você pode até pensar que é gozação e se sentir ofendida/o, não é verdade? Já sofri deste mal no passado, quando era adolecente eu pensava que era a moça mais feia do minha escola. Ou pode acontecer de ficar triste como foi o caso da leitora Maria Rita que escreveu para mim comentando sobre o Artigo passado, “Você Já Elogiou Alguém Hoje”. Ela escreveu que elogiou um colega de escola por um trabalho que e ele fez bem feito e ele por má interpretação, respondeu que não tinha nada para dar a ela pelo elogio. Mesmo ela respondendo que não precisava puxar saco de ninguém e que o elogio era verdadeiro, mas ficou triste. Se nós não fazemos um esforço para ouvir realisticamente, ou seja, sem julgar os outros ou a nós mesmos com pré-conceitos, iremos perder a oportunidade de experimentar a situação positivamente para ambas as partes. Hoje em dia quando um homem diz pra mim que eu sou linda, eu acredito rapidinho (risos). A razão desta transformação drástica é que hoje em dia eu não “interpreto” o que alguém diz eu “ouço” o que alguém diz com neutralidade. Prefiro acreditar nas pessoas até o momento que me provem ao contrário.

Você já se enganou redondamente tentando ou pensando que sabia com certeza absoluta o que outra pessoa esta pensando ou “querendo dizer”? Eu já. Hoje em dia acho esperto de nossa parte perguntar com “curiosidade” genuína ao invés de perguntar com interpretações pré-concebidas. Assim fazendo iremos não só aprender sobre aquela pessoa, mas também daquela pessoa.

Ouvir e interpretar com neutralidade ou pelo menos ter abertura para possibilidades positivas é um exercício evolucionário pra ninguém botar defeito, caso queira comprovar é só começar... se for possível agora mesmo. Você só tem a ganhar!

Caso você tenha algum caso de interpretação errônea que te marcou me manda que vou adorar. Assim fazendo talvez possamos usar o seu exemplo para ensinar soluções de situações deste tipo. Podemos ajudar muito com as nossas próprias experiências.

Aristóteles disse:

- O ignorante afirma
- O sábio duvida
- O sensato reflete...





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.