Curso online ensina a arte de produzir um livro

Após o sucesso obtido em seu primeiro curso online, realizado através da Pontífica Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), o escritor, consultor e editor Paulo Tedesco está lançando o segundo curso a distância para quem pretende produzir um livro ou entrar no mercado editorial. O novo curso “Instrução para a produção de livros” está programado para iniciar no próximo dia 18 de julho. As inscrições já estão abertas e podem ser feitas no website www.oficinadolivroonline.com.

O curso é feito totalmente online, o que facilita a participação dos alunos, que terão flexibilidade de horário para assistir às aulas. Tedesco, no entanto, afirma que é recomendável manter a regularidade de participação, assistindo aos vídeos, lendo o material de cada semana, fazendo os exercícios, bem como participando dos fóruns de discussão. “Tudo isso é importante para alcançar os objetivos. O curso dá as direções, mas o aluno tem que fazer a sua parte”, salienta.

Escrever um livro é o sonho de muitas pessoas, mas elas geralmente não sabem por onde começar, entende o autor. Foi para responder a questões como essa que surgiu o curso à distancia. “Produzir um livro está muito além de se imprimir numa gráfica ou apresentá-lo digitalmente, ou ainda enviar para uma editora. É dialogar com a memória e o conhecimento da humanidade, exige instrução e conhecimento que proporcionem um patamar mínimo e merecedor de significado”, destaca Tedesco.

No curso Introdução para a Produção de Livros, através de casos práticos e objetivos do mundo gráfico, editorial e digital, serão apresentadas as mais modernas ferramentas para que qualquer autor e obra conquistem espaço no mercado. O principal objetivo é instrumentar o aluno para a publicação do conteúdo escrito em suporte digital e papel, permitindo a busca da qualidade na apresentação final do texto e no entendimento das dinâmicas de mercado.

A idéia da criação do curso surgiu da necessidade que Tedesco identificou no mercado literário, principalmente no Rio Grande do Sul. Trabalhando no setor gráfico e editorial desde 2004, percebeu que havia uma carência no mercado e desde então vem ajudando editoras e autores a concretizar seus planos de publicação. Realizou sua primeira oficina em 2007, na Palavraria Livraria Café onde alcançou sucesso com seus alunos. A reedição, agora de forma online, segundo Tedesco, é uma ferramenta importante de aprendizagem para quem deseja ampliar seus conhecimentos ou se iniciar no mundo do livro.

O autor do curso tem sido colaborador de diversos jornais e websites no Brasil e nos Estados Unidos, onde morou por cinco anos. Publicou, em 2004, Quem tem medo do Tio Sam?pelo Fumprocultura de Caxias do Sul, fruto de sua experiência em solo norte-americano, e mais recentemente Contos da Mais-valia & outras taxas, pela Editora Dublinense. Faz oficina literária com Charles Kiefer desde 2004 e já participou de diversas antologias de contos.

http://www.oficinadolivro.net.br





Escritor, poeta e cronista, Paulo Tedesco contribuiu por vários anos para diversos jornais brasileiros na Flórida-EUA. Conheça o Blog do autor - clique aqui!

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.