Você é amigo(a) do peito ou da onça?

Já conheci varias pessoas (principalmente no Brasil) que vivem te sorrindo, te fofocando, te abraçando, e te contando piada, mas se você precisar de uma força na hora que mais precisa aquela mesma pessoa nunca pode te ajudar, ou o telefone não atende e se passar um e-mail urgente a resposta nunca vem. Já conheceu alguém assim?

Curioso isso né? Acredito que se nossas escolas ensinassem assuntos como esse a nossa sociedade seria bem diferente no bom sentido. Já pensou como nossa sociedade seria caso nosso sistema educacional ensinasse esse tipo de coisa? Ensinar as pessoas o que é uma amizade verdadeira é muito importante, pois teríamos mais sinceridade, mais verdade e mais honra entre nós seres humanos, concorda? Os exemplos acima que mencionei são os que eu chamo de verdadeiros amigos da Onça. Entre nós brasileiros esse negócio de amigo da Onça é tão profundo que se tornou fenômeno cultural, com exceções a regra, claro!. Digo isso por causa de uma lição que tive de um americano que me abriu os olhos quanto esse fato cultural. Leiam e comentem se quiserem abaixo. A lição aconteceu durante uma conversa amigável que tive com um grande mestre americano de marketing na internet, Alex Mandossian. Ele me perguntou quando meu livro ia ser publicado e quando isso acontecesse lhe avisasse para que ele pudesse comprá-lo. Eu na mesma hora revidei com a minha cultura brasileira debaixo do coração;

-“Absolutamente! Respondi. Você é meu mestre e amigo e eu nunca iria lhe cobrar por um livro meu. Daí ele respondeu em cima da bucha...

- “Mas é exatamente por isso mesmo que quero comprar o seu livro, por que sou seu AMIGO, são seus amigos que mais devem lhe apoiar neste momento, se não for nossa família e amigos, quem você acha que vai lhe apoiar no principio?”

Ai eu falei já meia sem graça..., “-Mas no Brasil é ao contrário...

Ele respondeu: - “Você não esta no Brasil e eu quero ser seu amigo lhe apoiando, portando mande dizer o que pedi porque posso promover seu livro.”

Sendo a manteiga derretida que sou, agradeci com a voz tremula pelo choro carregado de gratidão e carinho por seu apoio sem ao menos ter pedido... Puxa vida que lição! Nunca mais vou esquecer dessa... O que você acha disso? A minha experiência na maioria das vezes com brasileiros em geral é exatamente ao contrário, aquele que se diz seu amigo(a) até repara se você cobrar por sua obra. Noooossa! Cobrando de um(a) amigo(a), como tem coragem? Pensei que fosse importante pra você... OU com um sorriso amarelo pergunta... Tem desconto pra amigos?

Até me considero uma pessoa privilegiada quanto a este assunto por que desde infância fui testemunha de algumas amizades verdadeiras por causa das necessidades pela qual minha mãe passou para me criar sozinha enquanto tinha de ir trabalhar. Minha mãe era forçada enquanto eu era muito pequena a pedir favor de um casal de amigos na mesma rua para tomar conta de mim por um período da nossa vida, Yolanda tomava conta de mim junto a seu casal de filhos o dia inteiro enquanto minha mãe trabalhava fora. Essa amizade dura até hoje e esse mesmo casal agora com seus 80 e alguma coisa às vezes vem nos visitar em Salvador. Esta é uma amizade sincera e gratificante de mais de 55 anos, entende o que quero dizer?

Já que não vejo sistema nenhum ensinando o que é uma amizade verdadeira, tomo a posição de líder no assunto e criei sete leis que podem servir de inspiração para qualquer individuo se tornar um amigo do peito em vez de amigo da Onça (rs).

O verdadeiro amigo usa sete leis para mostrar amizade sincera:

1) Longevidade - A amizade verdadeira nunca morre

Com o passar do tempo em geral as pessoas tendem a deixar de se conectar com os amigos da infância ou adolescência e perdem o contato um do outro. E mesmo o carinho de um pelo outro fique intacto o tempo e distancia apagam a imagem um do outro caindo no esquecimento. Não deixem isso acontecer, contatem seus amigos eles vão adorar saber de você de novo. O Orkut é ótimo pra isso. Tem gente de montão procurando amigo antigo e muitos se acham.

2) Gratidão ilimitada,

A gratidão que devemos ter pelo apoio de nossos verdadeiros amigos não deveria ter limites, de tempo, idade, distancia, discórdia, irritação, ciúme, etc.

3) Dar sem esperar recompensa

E você? Já teve a sorte de ter uma amizade desse tipo? Ou já fez algum favor a uma pessoa sem esperar recompensa? Se você já fez sabe a que estou me referindo não é mesmo? É gratificante, não é? Ou você é daqueles que só dá se você achar que aquela pessoa vai te dar também? Como a maioria da sociedade faz, e como eu fazia na minha juventude? Morria de medo de dar sem receber em troca, você é assim ainda? Se for eu entendo perfeitamente, mas se por um acaso um dia quiser experimentar uma coisa diferente só pra provar, tenho certeza que vai gostar. É um sentimento nobre.

4) Apoiar o/a amigo(a) quando for necessário

Já apoiou amigos quando ela ou ele mais precisou? Quando só você poderia ter dado aquele apoio naquele momento crucial? Talvez até mesmo em um caso de vida ou morte? É..., não são somente os médicos clínicos que podem salvar vidas não, nós também podemos, e o pior é que se não estamos consciente da nossa responsabilidade com amigos nem percebemos esse fato, interessante não é mesmo?

5) Sem julgamento –

Julgamento é pra juiz, pode brigar e discordar mais a amizade é a ultima que morre. Simplesmente por que como já dizia Mãe Teresa, “- Como teremos lugar no coração para amar se julgamos?”

Portanto quando somos amigos de verdade não julgamos, amamos.

Já brigou horrores e depois fez as pazes mesmo sabendo que seu amigo(a) estava errado(a)?

Tenho uma amiga de mais de 30 anos (a Jussara) que discutimos fervorosamente constantemente por anos mas nunca deixamos de dar gargalhadas e sairmos juntas. Respeitamos a opinião uma da outra embora discordemos uma da outra. O carinho entre nós nunca vai morrer.

6) Conexão –

Você mantém contato através dos anos? Esta sempre procurando saber como está essa pessoa? Aonde quer que ela esteja?

Tenho algumas amigas de ginásio que nunca deixamos de nos comunicar sempre que eu voltava ao Brasil por muito tempo não tínhamos internet, pois eu ligava e mantinha contado com elas pelo telefone. E assim o faço até hoje. Sempre comentamos como o tempo passa depressa... e sempre rimos das coisas engraçadas por que passamos.

,strong>7) Fidelidade

Fofoca nem pensar, numa amizade verdadeira. Já defendeu seus verdadeiros amigos com gente que falou mal deles?

Bom, se você pensar em alguma coisa a mais pra colocar na lista de amizade verdadeira coloca ai no comentário abaixo que promoveremos sua contribuição, ta bom? Talvez assim possamos nos tornar amigos um do outro também...eu gostaria disso, e você?

Pois é, ai vai minha contribuição para a sua auto-educação positiva para que haja entre nós um mundo melhor, roupa suja se lava em casa, e se você acha que não tem amigo verdadeiro, experimenta SER UM pra ver o resultado, talvez assim suas boas ações e intenções sejam refletidas como um espelho cristalino na sua vida.

Sua na verdadeira amizade sem fim.





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.