Cinco dicas para usar a teimosia com maestria

Acho a teimosia humana um instrumento poderoso quando é usada conscientemente para o nosso bem, caso contrário, o tiro sai pela culatra.

Eu admiro muito quem usa a teimosia em prol da felicidade e do sucesso e acho curioso e até ridículo (como foi o meu caso por muitos anos), quando usamos a teimosia que temos para nos destruir, ou seja, sabemos que um tipo de ação ou maneira de pensar vai nos fazer mal de alguma forma, mas mesmo assim, persistimos no erro.

Como no caso de um cliente que tive aqui no Brasil, que era muito teimoso. Ele trabalhava numa companhia como engenheiro e estava muito frustrado com as injustiças por que passava no trabalho. No nosso primeiro encontro,ele me disse que seu sonho era trabalhar menos e ganhar mais. Achei o sonho dele ótimo e disse a ele com alegria que poderíamos trabalhar nisso sem problema e iniciar o mais depressa possível a reprogramação mental e emocional que necessitava para que isso acontecesse. Isso iria ajudá-lo a mudar sua situação sem sombra de dúvida. Quando quer começar? Perguntei.

Sua resposta foi típica dos teimosos que tem o hábito de persistir no erro: - “Talvez na semana que vem, não tenho certeza, te telefono pra confirmar. Estou com muito trabalho e não sei se vou ter tempo”, e não ligou.

Ele não ligou porque seu hábito de se estressar já estava tão automático, que não se dava conta de que sua frustração ia continuar enquanto não decidisse tomar uma atitude drástica para mudar aquela rotina tão familiar. Só indo me ver e concordando em mudar alguns hábitos analiticamente não iria solucionar seu problema. Ele tinha que decidir agir com teimosia no mais alto grau. Entende onde quero chegar? Temos que ser teimosos com nossa própria teimosia em persistir naquilo que nos esta fazendo mal. Faz sentido?

Assim como o exemplo acima, a maioria de nós, seres humanos, tem a tendência de teimar com as coisas mais costumeiras por puro hábito. Nos habituamos tanto com o bom quanto com o ruim. A dificuldade de teimar em mudar para o nosso próprio bem, está na automatização dos nossos atos e por isso 99% das vezes que queremos melhorar de vida precisamos ter alguém que nos dê um empurrãozinho na direção certa com um pouco de tato, por que os teimosos mais extremistas não gostam de serem comandados ou terem a impressão de que estão sendo mandados, por assim dizer.

Porque podemos ser nossos melhores amigos, assim como podemos ser nossos piores inimigos, as vezes preferimos ser teimosos apanhando, do que ao contrário. Quando usamos a nossa teimosia em direção ao sucesso em qualquer nível da vida, temos uma grande chance de alcançar o sonho desejado. Caso contrário, vamos teimar em nos estressar e trabalhar que nem escravos sem chances de ganhar no jogo do sucesso sem estresse.

Para que nossa teimosia seja usada para o nosso próprio bem, temos que teimar em melhorar seja lá como for, em qualquer circunstãncia.

Quando decidi usar minha teimosia para ser feliz de qualquer maneira para o resto da minha vida, já estava ciente de que usando minha teimosia para resultados positivos desse tipo, daria certo. Não deu outra. No exterior já me chamam até de Alegria Magnética, por transmitir alegria aonde quer que eu vá, com quem quer que se deixe levar pelo meu magnetismo contagiante. Muitas vezes as pessoas que me conhecem, em geral acham inacreditável essa minha maneira de viver. Mas como eu sou “teimosa”, nem ligo pra quem não tem curiosidade de aprender como se usa a teimosia pra valer.

Um dia disse BASTA! Pra frustração, depressão, tristeza e estresse. Cheguei a conclusão que aquelas emoções inconfortáveis eram causadas pela minha interpretação de tudo que me rodeava. Dei a volta por cima e passei a interpretar ao contrário, de cabeça pra baixo. Os resultados em pouco tempo foram fenomenais!

Portanto, aqui vão as dicas que prometi para usar sua teimosia com maestria:

Examine seu interior e reconheça sua teimosia. Caso tenha dúvidas de que é uma pessoa teimosa, pergunte para seus amigos e parentes se você se encaixa na categoria de uma pessoa teimosa. Caso não seja, escolha o que é melhor: se tornar uma pessoa teimosa em relação a sua felicidade ou não.
Assuma sua teimosia com orgulho e a direcione para o oposto do que está lhe fazendo criar negatividade em sua vida. Se certas coisas não estão dando certo, mude sua maneira de agir com determinação e claro, teimosia.
Dê um BASTA! para os sentimentos desconfortáveis e decida usar sua teimosia em prol de sua felicidade, tratando seus sentimentos com carinho, aprendendo com eles, liberando eles, para limpar os traumas do passado e ter um espaço novo para os sentimentos que lhe fazem bem.
Teime em ser sempre uma pessoa positiva, seja qual for a circunstância.
Observe bem se as coisas que estão lhe fazendo mal podem ser “teimosamente” mudadas para lhe fazer sentir bem. Analise isso profundamente. Caso tenha dúvida, pergunte, faça um comentário aí embaixo. Que responderei sem falta.

Adoro receber perguntas específicas e responder com respostas que podem lhe trazer soluções diversas.

Sua na teimosia de ser feliz.

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.