Como aprender mais usando os opostos!

A vida é fascinante exatamente por causa dos opostos, como por exemplo, entre o bem e o mal, o homem e a mulher, o Yin e o Yang..., este fenômeno é refletido em tudo. Sempre haverá dois lados para serem visto em qualquer situação.
 
Isso e tão mágico que até em nós mesmos temos dois lados diferentes, para que possamos comprovar o que escrevo caso neste exato momento, você olhe para os seus pés descalços, você verá uma diferença nos dedos e no formato um do outro, assim como a massa cefálica que é dividida em duas partes, o lado analítico e o emocional.  Isso se dá por que precisamos dos opostos para aprender um do outro. Você acha que poderíamos saber o grau de importância do positivo em nossas vidas se não soubéssemos o que é o negativo? Ou seja, sem o negativo, será que existiria o positivo?
 
Se pensarmos que o negativo não é necessário em nossas vidas, estamos pensando que as lições e aprendizados de vida não devem existir. Se este for o caso, então eu lhe pergunto, para que vivermos então? O que seria de nossas vidas e quão monótono poderia ser se não tivéssemos a dualidade para uma comparação e aprendizado na vida? Como poderíamos valorizar nossos esforços e nos orgulhar dos conhecimentos alcançados, sem ter nada para comparar?
 
Assim sendo você não acha que se focalizássemos nossa atenção no aprendizado que o lado negativo pode nos dar, ao invés de menosprezá-lo como a grande maioria faz, teríamos mais poder sobre a situação em si?  
 
Enquanto não abraçamos tudo que a vida nos dá sem exceção, com a mente focalizada no aprendizado que cada situação pode nos trazer (negativa ou positiva), iremos perder o barco do ponto positivo da situação, “o aprendizado”. Sairemos sempre ganhando de qualquer situação, ou seja, sempre “aprendendo” de qualquer situação caso nossa atenção seja focalizada nisso.
 
Uma boa maneira de lidarmos com os opostos da vida de uma maneira positiva é nos disciplinarmos em ver os dois lados em qualquer situação. Se assim não fizermos, ficaremos sempre cegos de um olho, ou seja, limitados de um lado, o lado do nosso aprendizado com a referida situação.
 
Um assunto que irá provavelmente ser sempre interessante discutir em referencia a isso são as diferenças na maneira de ser a pensar entre o homem e a mulher. Quando em alguma discordância entre um casal ou mesmo amigos do sexo oposto, nossos corações se abrem para a curiosidade de saber o porquê do outro (a) estar agindo ou pensando de uma maneira diferente da sua, não precisamos concordar, mas, ajuda um bocado entender a razão dos outros, principalmente numa discussão. Relaxa mais e ajuda o aprendizado funcionar bem mais positivamente, experimente.
 
A lei universal é tão perfeita que não existiríamos sem a combinação do feminino com o masculino, um não tem o que o outro tem, acho isso curioso e fascinante. Nossas diferenças são exatamente o que nos une e nos faz completos em nossa glória, a vida. Não e incrível isso?
 
Uma vez assisti um ballet com dois bailarinos asiáticos extraordinários, o incrível do show foi o fato da bailarina não ter seu braço direito e o bailarino não ter sua perna esquerda. Enquanto eles dançavam magistralmente, a platéia aplaudia atônica e emocionada pela perfeição e determinação dos dois talentosos artistas.  Quem já fez ballet como eu sabe o quanto essa técnica requer disciplina, para fazer um show de pas de deux (par), do nível extraordinário que aqueles dois conseguiram fazer, era um verdadeiro milagre de força de vontade humana. Mas em relação a dualidade e a perfeição dos dois bailarinos, se via que estavam se completando no palco com suas deficiências físicas, um show de inspiração magistral.
 
Nossas maiores lições nascem exatamente dos desafios que a vida nos dá. Quando enxergamos isso, nos acalmamos perante um desafio, porque sabemos que nele esta uma lição contida e criada para ser aprendida por nós. Esperta e aquela pessoa que tendo um desafio procura saber como fazer para ultrapassá-lo com honras, ao invés de se estressar, reclamar, desesperar, amaldiçoar, etc.
 
Sem os desafios não progredimos na vida em geral, seremos limitados em relação a tudo e a todos. Como por exemplo, o homem que deu um tiro na cabeça ao saber que tinha perdido todo o seu dinheiro no mercado da bolsa de valores, em conseqüência da crise financeira global. Para ele estava tudo perdido sem aquele dinheiro, ao passo que milhares de pessoas pobres convivem diariamente com este mesmo fato desde que nascem sem nem pensar em morrer, pelo contrario muitos deles conseguem viver felizes em inúmeras situações, incluindo o Carnaval.  Essa festa popular que já se tornou a maior festa do mundo. Aquele homem que se suicidou, não acreditava que o desafio de perder seu dinheiro poderia fazê-lo um homem poderoso, pois muitas pessoas já perderam fortunas materiais e conseguiram se erguer das cinzas, portanto, a falta de confiança em si, falou  mais alto do que a confiança que tinha no dinheiro, incrível né?
 
Um outro exemplo espetacular é o do rapaz americano chamado Nick Vujicic que nasceu sem braços e pernas, que vive sorrindo e criando coisas para sobreviver em sua volta. Ele dá palestras em varias partes do mundo e já existe milhares de vídeos no YouTube sobre ele. Se você fala inglês ótimo, ouças suas palavras inspiradoras e verdadeiras, caso contrário não importa, vai no Google tecla o nome dele e olha suas proezas pelo mundo afora somente com seu tronco e sua cabeça além de um pedacinho de carne no lugar de um pé. Ele decidiu ampliar seu mundo ao invés de sentir pena de si mesmo e viver como um ser inútil para o resto da vida. Reclamar não vai adiantar nada, diz ele.
 
Por isso acho os opostos uma das maiores dádivas para nosso desenvolvimento e criatividade.
 
Podemos concluir que, se respeitarmos nossos opostos prestando atenção nas lições ai contida, nós seremos eternos ganhadores de resultados positivos e muitas vezes até extraordinários.  
 
E isso nos prova que:
 
Os opostos podem nos dar poder pela força que representam, é só a gente decidir  aprender a conviver com eles sadiamente e criativamente como o Nick fez.
 
Você discorda ou concorda?
 
Sua no aprendizado e na criatividade de viver...
 
L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.