Como usar filosofia com nossa teimosia

Por mais de 15 anos ajudando clientes de todo os tipos de temperamentos a alcançar o sucesso naquilo que desejam, cheguei à conclusão que a maioria das pessoas bem sucedidas teima em relação aos seus desejos e sonhos. Já os não bem sucedidos usam a teimosia contra eles mesmos. Por isso achei que esse artigo poderá ajudar milhares de pessoas a pensar neste fato com carinho e atenção.

Eu considero teimosia uma qualidade quando quem é teimoso, teima/persiste naquilo que quer alcançar. Teimosia também é sinal de perseverança e tenacidade da pessoa que é determinada a alcançar seus objetivos. Sempre fui chamada de teimosa com T maiusculo pela minha amada mãe, o engraçado disso é que nunca vi uma senhora tão teimosa como ela (rssss) até pra eu nascer ela foi teimosa, pois meu pai queria que eu fosse o terceiro aborto do casal por causa de limitação financeira, e aqui estou até hoje (rssss).

Pra você ter uma idéia de como a nossa teimosia pode ser uma faca de dois gumes, um dia visitando meus pais, meu padrasto reclamou da minha mãe por esta estar na cozinha arrumando as panelas. E porque ela tinha tido dor na coluna no dia anterior nós dois pedimos a ela para deixar a louça na pia pra eu lavar já que era domingo e a empregada estava de folga, mas ela nos ignorou e continuou indo arrumar o que queria. Ele me disse: -- adoro sua mãe, mais ela tem um grande defeito, e teimosa! Puxa vida! Como a sua mãe e teimosa, pô! Concordei balançando a cabeça afirmativamente, pois sabia muito bem a que ele se referia.

Eu particularmente admiro quem tem teimosia e usa em prol da felicidade com maestria, o que acho ridículo é e até engraçado muitas vezes é quando alguém usa a teimosia para se autodestruir, ou seja, sabe que um tipo de ação ou situação vai lhe fazer mal de alguma forma e persiste naquilo.

Que foi o caso de um cliente desconfiado que no começo do programa, disse que o seu sonho era trabalhar menos e ganhar mais dinheiro. Achei um ótimo sonho já que viveu (como a maioria da humanidade) trabalhando longas horas sem ser remunerado como lhe era justo ser. Estava estressado, chateado e frustrado. Ele se sentia tão nervoso quando acabava o trabalho que ia para casa e descontava na família. Sabia disso, mas não conseguia controlar os nervos.

Fiquei feliz e honrada por ter tido sua confiança e lhe disse com alegria, podemos trabalhar nisso sem problema, podemos começar o quanto antes o programa de reprogramação mental e emocional. E isso ira mudar sem sombra de duvida. Quando quer começar?

Sua resposta foi típica dos que tem o hábito de persistir no êrro, --“Talvez na semana que vem, não tenho certeza, te telefono pra confirmar. Estou com muito trabalho e não sei se vou ter tempo” e não ligou.

Ele não ligou porque o hábito do estresse já está tão enraizado no seu cotidiano que não se dá conta de que sua insanidade vai continuar por tempo indeterminado a não ser que decida tomar uma atitude drástica para mudar aquela rotina completamente nociva a saúde.

Nos seres humanos temos a tendência de teimar com as coisas mais costumeiras por puro hábito, nos habituamos tanto com o bom como o ruim. E fica difícil mudar certos hábitos depois que já passam a ser automáticos, por isso 99% das vezes que queremos melhorar de vida é esperto ter alguém conhecedor do assunto para nos alertar e guiar nossas ações na direção certa.

Porque podemos ser nossos melhores amigos assim como podemos ser nossos piores inimigos, quando usamos a nossa teimosia em direção ao sucesso em qualquer nível de vida temos uma grande chance de alcançar o sonho desejado. Caso contrário, vamos teimar em sermos estressados e trabalhar como burros de carga como dia a expressão popular.

É justamente por que somos teimosos que podemos vencer desafios, e criar soluções para problemas.

Vou finalizar contanto a história de um amigo querido americano que me pediu ajuda teclando pois estava passando por um momento difícil e se sentindo deprimido e sem autoconfiança.

Começamos a sessão com perguntas que geralmente são desconfortáveis.

1ª pergunta: Porque esta escolhendo se sentir deprimido? - Não tive resposta

2ª pergunta: Você acha que é mais vantajoso focar no problema ou na solução neste momento? - Ele digitava sobre outras coisas ignorando minhas perguntas, até que me cansei e escrevi:

Até quando você vai preferir se sentir um pobre coitado? - Ai ele respondeu, 2 semanas

E eu repliquei: DUAS SEMANAS??????? Ah entendi, você quer investir mais tempo nesse sentimento que esta lhe sufocando... Ok. Interessante você usar sua teimosia para persistir desse estado emocional. Realmente lastimável, mas como é sua escolha vou respeitar...

Jeff (esse e o nome dele) é somente um dos milhares de exemplos que poderia mencionar, mas tenho de terminar esse artigo por aqui.

Espero que os exemplos acima sirvam de lição para você que lê, sente e vê que nosso poder poderá sempre ser usando de duas maneiras, cabe a nós decidir no que será melhor investir tempo, energia e dinheiro.

A escolha é sempre nossa, de mais ninguém.

Sua na filosofia da teimosia

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.