Proatividade remunerada

Desde o dia em que nascemos e durante toda a nossa infância, somos educados a esperar que alguém nos dê comida, que alguém nos limpe e nos diga o que devemos fazer. Vivemos desta forma por muitos anos, enquanto crianças, sendo programados pela sociedade para obedecermos e não termos iniciativa.

Depois de adultos, a mesma sociedade nos cobra que sejamos proativos. Ou seja, que nós devemos ter as rédeas de nossa vida e darmos o primeiro passo em direção a fazer alguma coisa.

Apesar disso ser contraditório, percebo que o mundo educa os adultos de forma mais produtiva do que o faz com suas crianças. É realmente muito mais lógico que o indivíduo tenha o controle de sua vida e que tenha iniciativa para alcançar seus objetivos, ditando o andamento de seus projetos e realizando os seus sonhos.

Continuar vivendo se colocando na posição de vítima, buscando alguém em quem colocar a culpa por seus fracassos e limitações, faz com que o indivíduo se anule. Que anule todo o seu potencial criativo e produtivo. Faz com que a pessoa nem mais se esforce no primeiro passo, esperando que alguma providência seja tomada por alguém.

Ficamos aguardando que o Governo resolva o problema da educação, que os salários sejam aumentados, que alguém faça alguma coisa pelo clima e pela ecologia.

Visualise o seu objetivo e perceba qual é o primeiro passo para alcançá-lo. Agora dê este primeiro passo. Faça isso em todos os aspectos de sua vida. Dê o primeiro passo para a compra do seu carro novo. Dê o primeiro passo para melhorar sua saúde. Dê o primeiro passo para equilibrar suas emoções e o seu espírito. Dê o primeiro passo para se desenvolver cultural e intelectualmente.

Será um pequeno passo para você, mas um grande passo para sua liberdade.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.