Os canais devem ser valorizados

Os contatos que se transformam em clientes surgem das mais variadas origens. Podem ser indicações feitas por um amigo, podem ser fruto de uma apresentação de sua empresa ou produto, fruto de sua participação em um grupo de networking, um anúncio que você publicou em uma revista, jornal etc. A origem é algo muito importante. Chamamos esta origem de “canal”. Se é por este ou aquele canal que você tem recebido boas indicações e gerado contas interessantes, valorize-o.

É muito comum perguntarmos como foi que um cliente conheceu nossa empresa. Fazemos isto para verificarmos quais as iniciativas que estão dando maior resultado. E isto é vital. O que não podemos negligenciar, de forma alguma, é o fortalecimento de nossas relações com estes canais, principalmente quando envolvem nossa participação direta e presença física.

Em geral, fazemos o oposto do que o bom senso mandaria. Quando começamos a receber mais indicações de clientes e, portanto, começamos a ficar mais atarefados, a primeira coisa que fazemos é deixar de participar das reuniões da Associação Comercial, dos Grupos de Relacionamento, dos eventos de networking e por aí vai. Respondemos que não temos tempo.

Ora, bolas! Se os canais que mais nos proporcionaram indicações e novos contatos são os primeiros a ser negligenciados, então esta fórmula está errada. Se recebemos indicações de clientes através de nossos familiares e amigos, é duplamente importante que continuemos valorizando estes encontros, pois gostamos da companhia de pessoas queridas e, ainda por cima, crescemos profissionalmente com seu convívio.

Se você obteve crescimento profissional e pessoal através da participação em um grupo de relacionamento, como o Grupo Relaciono ou uma Associação de Classe, então é imprescindível que você mantenha sua participação nestes grupos.

Como podemos fazer isso? É simples! É só pensar da mesma forma que você faz em relação à verba de publicidade. Reserve a verba de tempo adequado para que você se dedique ao relacionamento. Visite seus contatos, participe das reuniões no seu grupo de empresários. Seja ativo e não deixe de agradecer pelos resultados que você obteve. Valorize sempre o seu canal mais importante.

Evite marcar reuniões com clientes ou viagens conflitando com as reuniões de seu grupo de networking. Mostre a todos que você dá importância a estes encontros, se fazendo presente e atuante. Você só tem a ganhar.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.