Como a competição pode ser usada a nosso favor

Se você não gosta de competição, leia esse artigo para uma possível mudança positiva em relação a isso. Se você gosta de competição, leia esse artigo para ter dicas de como aprimorar e ganhar a competição em qualquer caso.

Eu adoro competição… para mim, a competição alonga o músculo da minha criatividade. Nós não estamos livres de competição em lugar nenhum, aliás no Brasil as estatísticas dizem que nós temos cerca de 3 mulheres para cada 1 homem em alguns estados e, em outros, localizados na região Nordeste, até 5 mulheres para cada homem. A competição pode ajudar muito como motivação para aprimoramento e melhoria. Não é a toa que a mulher brasileira é considerada uma das mulheres mais lindas do mundo.

E os grandes atletas mundiais? Eles não poderiam bater recordes se não fosse por seu espírito competitivo. Há atletas tão competitivos que competem contra eles mesmos na ausência de concorrentes, se preparando para superar seu próprio recorde , já repararam isso?



Outro exemplo de competição positiva é do caso da Oprah Winfrey (a entrevistadora e atriz de tevê mais popular dos Estados Unidos). Quando criança, ela pensava que nunca seria a menina mais bonita da escola e decidiu ser a mais esperta e inteligente. Aos 7 anos de idade já lia de 2 a 3 livros por semana.

Mais cuidar somente da mente não ajudou sua saúde e forma física, e teve um problema de obesidade que a torturou por anos, e sendo uma ipessoa pública sua intensa competição pessoal acabou pressionando-a a contratar vários conselheiros e mentores de ginástica e dieta etc... Ela compreendeu que nem tudo podemos fazer sozinhos, por mais espertos e inteligentes que sejamos. A esperteza dela está justamente ai, em procurar ajuda quando precisou.

Hoje em dia sua aparência física é muito melhor, assim como sua saúde.

Já a competição no trabalho muitas vezes se torna negativa, com puxa-sacos do patrão, fofocas, inveja, etc. Para que você possa suplantar essa dor de cabeça, minha dica é a seguinte:



· Fique feliz e celebre, porque essa é a sua chance de usar o seu poder e mudar aquela situação com tato, classe e até uma pitada de humor.
Eu sei que às vezes os colegas de trabalho, assim como a nossa amada família, nos irritam ao ponto de cansar a beleza MAS, ai é que está o teste do negócio, só assim você vai poder exercitar sua capacidade de transformar uma situação negativa em positiva com criatividade. Se tudo fosse fácil, já imaginou como a nossa vida seria chata?



A fórmula tem 3 passos:

1. Temos de nos decidir a transformar qualquer situação negativa no trabalho e/ou em casa. Temos que nos conscientizar de que qualquer situação negativa irá se transformar em positiva por puro divertimento.

2. Se esforçar em ver a situação do outro lado da moeda, só assim não vamos interpretar a competição como uma inimiga pessoal

3. Focar no humor e na solução que irá ajudar ambas as partes.

Quando decidi lidar com a competição assim, eu passei a me divertir muito mais com as coisas e as pessoas ao invés de me estressar... Já consegui transformar situações negativas de arrepiar os cabelos em positivas só porque TEIMEI em ser uma pessoa positiva, ao invés de me contrariar e me deixar influenciar com a energia de uma pessoa que não teve as oportunidades que tive de aprender sobre isso.

Sua na competição positiva.

Lygya Maya





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.