O amor presente nos negócios

Parece coisa de menina, mas ter ações de amor nos negócios tem tornado as relações comerciais muito mais leves e prazerosas. O mundo empresarial não precisa ser um ambiente selvagem onde o mais forte sobrevive bebendo o sangue do mais fraco. Podemos melhorar muito nossa qualidade de vida se trouxermos para o mundo corporativo as lições aprendidas no amor. Uma informação muito importante a ser passada, antes de mais nada, é que amar é um verbo e não uma consequência. Nós decidimos amar e amamos.

Ame o seu fornecedor. Ele é parte integrante do seu negócio. Você é importante para ele e ele é importante para você. Desejar o bem a este seu amigo significa ajudá-lo para que ele desenvolva a qualidade de trabalho e entrega que você espera. Significa, também, informá-lo se você acreditar que os preços dele estão altos ou baixos. Permitir que ele também tenha o crescimento que merece nos negócios. Parece desnecessário, mas vou insistir: trate seus fornecedores com respeito e carinho. Não é porque você é cliente que o tratamento deve privilegiar você. Os dois devem se tratar com amor e respeito. Os dois fornecem e recebem. É uma troca e não uma via de mão única.

Ame o seu colaborador. Os seus colaboradores fazem a coisa acontecer. Você criou o seu negócio e agora precisa de cada pessoa que trabalha nele. O mais normal é que o seu colaborador não tenha o mesmo grau de empreendedorismo que você. É totalmente compreensível. Afinal, ele quer um emprego. Se fosse para ele empreender, não seria seu colaborador. Seria seu concorrente. Por isso, ame o seu funcionário e veja sempre o que é bom para ambos. Muitas vezes, valorizamos demais o crescimento da empresa e esquecemos do crescimento de cada talento que está trabalhando nela. Promova um diálogo aberto com todos. Discutir a relação é muito saudável.

Ame o seu cliente. Em qualquer negócio, somos muito cobrados por nossos clientes. São eles que nos ajudam a crescer, nos dando indicadores se estamos no caminho certo e onde podemos melhorar sempre. A relação de amor com seu cliente deve englobar o respeito aos compromissos, à transparência quanto ao andamento de seus projetos e entregas, bem como à honestidade quanto às melhores soluções para ele. Amar verdadeiramente implica, inclusive, em informar quando você não é o fornecedor mais indicado para o que ele necessita. Amar é viver a relação a longo prazo.

Ame seu concorrente. Se há alguém que mais nos ajuda a melhorar, esta pessoa é o nosso concorrente. Você lança um produto e ele lança um outro igual ou melhor. Com isso, você está sempre trazendo novidades também. Você inova em um processo e seu concorrente copia, melhora e também começa a trabalhar da mesma forma. Isso tudo pode parecer uma guerra, e é mesmo. Mas é esta guerra que faz você buscar alternativas e melhorar sempre. Procure manter um contato pessoal com alguns de seus concorrentes para se apoiarem nos negócios e encontrarem formas de trabalhar melhor, sem atritos desnecessários.

Ame o seu líder. Chefe é coisa de índio, não é mesmo? Tem muito participante de equipe que não admira e não valoriza o seu líder. O verdadeiro líder não é um conhecedor de todas as técnicas de sua empresa. O verdadeiro líder é aquele que consegue fazer que cada um dê o seu melhor. Ser líder não é uma tarefa fácil. Precisa acompanhar o andamento de tudo que é de sua responsabilidade e tomar decisões, juntamente com sua equipe, que podem alterar sobremaneira o andamento dos negócios do time. Ajude o seu líder a ser um excelente líder. Ofereça feedback respeitoso à pessoa que está ali para servir à equipe. Ele não está acima de ninguém. Só está no centro de tudo.

Ame a sua cidade, ame seus sócios, ame a sua profissão, ame a tudo e a todos.

O amor torna tudo mais leve e dá mais razão para continuar vivendo. O amor é fundamental e pode ser expressado com um abraço sincero, com palavras de apoio, com atitudes positivas, com carinho e respeito. Mas, principalmente, o amor tem que partir de dentro.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.