A rede de contatos da Geração Z

A criação de uma sólida rede de relacionamento necessita de tempo. Esta é uma verdade para quase todas as pessoas. Isto se aplica a praticamente todos que já se encontram no mercado de trabalho, ou que tenham mais de 20 anos de idade. Entretanto, esta verdade está mudando, através da entrada da Geração Z no mercado.

A Geração Z se refere às pessoas que nasceram em meados dos anos 90. Estes jovens já conheceram a Internet e a tecnologia de dentro de suas cadeirinhas e carrinhos elétricos e já brincavam com seus videogames de 20 botões.

Enquanto os mais velhos se baseiam em seus valores, opiniões e experiências pessoais para determinar a confiança que podem depositar nos outros, a Geração Z já toma decisões baseado em referências no Facebook ou no LinkedIn e dão valor ao que o Klout está dizendo sobre o seu perfil no Twitter.

É sabido que eles leem pouco e que não valorizam o conhecimento por experienciar a volatilidade e a agilidade das informações. Também estão extremamente conectados, não conseguindo viver em um mundo onde não haja celulares, redes sociais, videogames etc.

Por se dedicar uma percentagem muito grande de seu tempo em atividades online, diante de um computador, tablet ou celular, o relacionamento interpessoal torna-se debilitado. Membros da Geração Z têm demonstrado muita dificuldade no relacionamento com outras gerações, preferindo o isolamento.

Nós, mais antigos (e antiquados), precisamos nos relacionar por muito tempo para formar amizades, fazer parcerias e gerar negócios. A Geração Z já entrará no mercado fazendo negócios com pessoas que já mantêm contato apenas de forma virtual, baseando-se nos registros online.

Por estes e por outros motivos, é muito importante que saibamos manter um espelho de nosso networking através dos recursos online existentes, estando antenados com as novidades para que possamos receber e abraçar esta nova geração, pois não podemos mudar o mundo. Eles é que irão nos mudar.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.