Vale a pena se relacionar?

Eu ouço muita gente falando que não tem tempo para participar nos eventos das entidades de classe ou que não leva muito jeito para fazer contatos. Eu preciso lembrar aos empresários que todo tempo investido (isso mesmo: investido) em relacionamento com outros empreendedores e líderes é um tempo muito bem investido.

Em eventos empresariais organizados por entidades e associações empresariais, sempre encontramos pessoas com quem podemos fazer parcerias e desenvolver negócios. Não devemos nutrir a expectativa de que encontraremos apenas pessoas que podem ser nossos clientes ou nossos fornecedores. Ledo engano. Algumas vezes, estas parcerias não se realizam imediatamente, levando meses ou anos para que as circunstâncias favoreçam. O mais importante não é encontrar imediatos parceiros, mas, sim, potenciais amizades de negócios.

Nos negócios, o mais importante é desenvolvermos nossa capacidade de conectar pessoas através de seus interesses, conhecendo gente que possa ser apresentada para nossos amigos de forma que possamos viabilizar negócios e parcerias entre eles. Os eventos de negócios são um terreno fértil para isto.

Ninguém tem bola de cristal para saber qual será o contato mais importante a ser feito naquele evento. Portanto, a minha dica é aproveitar o momento, lembrando que o melhor tempo para se fazer alguma coisa é o agora. A pessoa mais importante é aquela que está diante de nós. O objetivo mais importante é o de ajudar o nosso amigo no que ele está precisando.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.