Como ter um olho em terra de cego

O ditado popular “Em terra de cego, quem tem um olho é rei” e o dia dos deficientes visuais, comemorado em 13 de dezembro, me inspiraram a escrever esse artigo com carinho. Decidi usar uma metáfora para sacudir a retina dos seus olhos no nível mental para que isso motive sua ação em prol de sua felicidade bem sucedida, ou seja, sem bloqueios emocionais que tanto paralisam milhares de seres humanos neste planeta. A ignorância sobre si próprio contamina nossa visão de tal forma que somos capazes de viver até morrer sem nos dar conta do quanto precisamos nos tratar emocionalmente por ignorância no assunto e, portanto, a cegueira crônica figurativa.

Para começar minha linha de pensamento, o significado literal da palavra cegueira é ‘privação da vista’ , já no sentido figurativo quer dizer, distúrbio da razão; falta de discernimento ou um afeto extremo por alguém. Vamos analisar juntos a cegueira figurativa.

Curiosamente um outro sinônimo de cegueira é o fanatismo (vindo do francês "fanatisme") que é o estado psicológico de fervor excessivo, irracional e persistente por qualquer coisa ou tema.

Em psicologia, os fanáticos são descritos como indivíduos dotados das seguintes características:

1. Agressividade;
2. Preconceitos vários;
3. Estreiteza mental;
4. Extrema credulidade quanto ao próprio sistema, com incredulidade total quanto a sistemas contrários;
5. Ódio;
6. Sistema subjetivo de valores;
7. Intenso individualismo;
8. Demora excessivamente prolongada em determinada situação/circunstância.

Tradicionalmente, o fanatismo aparece associado a temas de natureza religiosa ou política, porém, mais recentemente, ele se tem mostrado também em outros cenários, como os das torcidas de futebol.
Pois é, se costuma dizer que estamos agindo sem considerar todas as possibilidades ou pontos de vista.

A mensagem deste significado é de natureza espiritual e psicológica. Você não está enxergando certas coisas à sua volta. Há uma espécie de mancha cega em sua mente, coração e alma. O cego neste contexto é ameaçado pelo material inconsciente processado pela interpretação da mente. Essa cegueira nos limita ao ponto de bloquear nossa felicidade irreversivelmente.

As soluções para ver melhor são:

1. Dar atenção a todos os aspectos da sua vida.
2. Ser uma pessoa aberta a aprender com desafios, mesmo sendo difíceis de superar
3. Ser flexível
4. Ser criativo (ver além do normal do óbvio)
5. Ser uma pessoa curiosa

Então, é isso ai: um cego de verdade, muitas vezes, vê mais do que nós que temos dois olhos saudáveis, por quê? Por que a pessoa que é cega dos olhos aprende a usar seus outros sensores de maneira inteligente, dá atenção a outros aspectos de sua vida, é aberta para desafios, é flexível, é criativa e curiosa. Preciso dizer mais?

Abra bem seus olhos e deixe a luz do autoconhecimento entrar pelo seu coração sofrido adentro, limpando tudo que precisa mudar para melhor.
Veja bem: o pior cego é aquele que não quer ver...

Sua na visão da paixão de viver.

L.)





A autora é a única brasileira no mundo que combina intuição Xamanica com técnica americana de coaching (treinamento) para ajudar pessoas a adotar atitudes positivas e poderosas que irão eliminar o estresse e injetar paixão na vida profissional assim como a pessoal. Lygya Maya viveu no exterior por 29 anos, e já se apresentou em vários programas de radio e TV Americana (WB11, Fox, CBS, E NBC), além de ter sido mencionada em jornais como o New York Times, New York Post, Daily News, e em revistas como Vanity Fair, Essence, Time Out de Londres. Ela foi uma palestrante da companhia de Anthony Robbins (mestre motivador americano) viajando o mundo em sua companhia por 3 anos e agora volta a morar no Brasil e escreve dicas poderosas e realísticas para você criar uma vida extraordinária. Seu site.

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.