Manter contato frequente

Nós fazemos contatos com dezenas ou centenas de pessoas todos os meses. Alguns destes contatos se transformam em clientes ou parceiros de negócios. Para que isso aconteça, é importante que nossos contatos se lembrem de nós e de nosso nome. Poderíamos telefonar várias vezes por semana para perguntar como têm andado, ou oferecendo nossos serviços. Só que isso seria muito invasivo e, em breve, já nem atenderiam mais as nossas ligações.

E como é que podemos fazer para manter contato frequente, sem nos tornarmos chatos ou inconvenientes? Algumas dicas podem ser muito úteis e devem ser utilizadas para que você seja sempre lembrado e que seu nome seja associado a uma imagem agradável e amiga:

Seja um portador de boas novas



Sempre que você descobrir alguma informação interessante para ser repassada para alguns de seus contatos, envie-a para seus amigos. Se alguém trabalha em um determinado segmento, por exemplo, você pode enviar informações sobre eventos do setor para que ele possa participar ou ficar informado.

Um cuidado muito importante a tomar é que se evite enviar informações de concorrentes do seu contato. Se você envia um e-mail que você recebeu com a divulgação de um serviço semelhante ao de seu amigo, você acaba passando a imagem de que encontrou algo melhor do que os serviços de seu contato ou que acha que ele está correndo riscos no mercado. Às vezes, a intenção é ótima, mas a mensagem chega completamente distorcida.

Escreva uma newsletter periódica



Se você tem talento para escrever, então já temos metade do bolo pronto, pois você poderá redigir algumas dicas sobre o seu ramo de atividade e enviar este boletim informativo periodicamente para sua lista de contatos. No caso de você não ser um Luis Fernando Veríssimo, tem a opção de se contratar um jornalista para escrever para você ou alguém que, pelo menos, saiba colocar as palavras na ordem certa e criar alguns artigos interessantes para o seu boletim.

Enviando sempre um informativo, você será lembrado e sua imagem estará associada ao assunto principal, tornando-se uma referência dentro de seu ramo de atuação.

Recomende um cliente



Esta, sem dúvida, é a melhor abordagem. Todos gostam de receber recomendações e vender mais. Indicar um cliente para um contato seu irá abrir muitas portas. Dentro de sua rede de contatos, certamente você conta com diversos clientes potenciais para o negócio de seus outros contatos. Dedique algum tempo vasculhando sua rede em busca de conexões dentro e fora da rede.

Vale a máxima: “quem não é visto, não é lembrado”. Esteja em contato constante, pois você tem que estar preparado para aproveitar as oportunidades.

Boa sorte e até a próxima!





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.