Criar um negócio digital

Trabalhar em casa, criar uma renda crescente, poder viver onde desejar. Muita gente busca esta realização para sua vida. A melhor forma de desenvolver um negócio que permita estas realizações é criar um negócio na Internet, que gere renda residual e que funcione praticamente no piloto automático.

Preciso dizer algo importante para você: o sucesso só vem antes do trabalho no dicionário. Entretanto, você precisa saber que existem caminhos mais fáceis para você realizar seu sonho e estes caminhos são ensinados por empreendedores digitais que já erraram bastante, testaram muitas fórmulas e, finalmente, encontraram algumas práticas e técnicas que deram o resultado que tanto desejavam.

Algumas dicas são fundamentais para que você inicie uma carreira através de um negócio digital:

1 - Você não precisa ter um produto seu para vender


Isso mesmo! Você pode iniciar seu negócio através dos vários sistemas de afiliados existentes no mercado. Nestes sistemas, você indica clientes para comprarem produtos e você ganha comissões que podem chegar a 50% (para produtos digitais). O principal site é o Hotmart.com que agrega a maioria dos produtos digitais e fornece uma plataforma de venda, distribuição e rastreamento de comissões que trabalha 24h para você.

Encontrado o produto ideal (ou produtos ideais), você vai definir o nicho de atuação. Ex: Perder peso, tocar violão, renda extra...

2 - Crie listas


Se você não está familiarizado com o termo, eu explico. Em marketing digital, sua lista de emails é o seu ativo mais valioso. Cuide bem dela e trabalhe para aumentar o número de contatos.

Caso não tenha uma lista, você pode criá-la a partir de páginas que têm esta finalidade, que são as páginas de captura de emails. Além da página de captura, você precisa ter um sistema automatizado de envio de emails. Nos próximos artigos, vou explicar passo a passo como criar estas ferramentas todas.

A melhor forma de aumentar rapidamente sua lista é através de uma recompensa (ou isca) digital, que explico na próxima dica.

3 - Tenha uma recompensa digital


Se você tem artigos que você possa transformar em um e-book ou algum vídeo que você tenha gravado ou outro material que esteja relacionado ao nicho de sua lista, ofereça para download gratuito. Para que seu visitante possa receber o arquivo, solicite o email na página de captura. O envio do arquivo é feito automaticamente pelo sistema de envio de emails. Fique tranquilo.

4 - Crie relacionamento


Este é o ponto onde a maioria dos marketeiros digitais peca. Não basta ficar mandando email para sua lista apenas pedindo para comprar os produtos que você está indicando. Você precisa criar um diálogo com sua lista. Envie novidades, dicas, eventos e tudo que puder, de forma periódica. Se você gravou um novo vídeo, envie para sua lista e peça opinião. Não tenha medo, pois você criou a abertura para este relacionamento através da recompensa digital. Esta prática é chamada de marketing de permissão.

5 - Aprenda sempre


Pode ser que você esteja se sentindo boiando com tantas novidades. Eu também me senti assim quando comecei. Tudo muito diferente. Muita tecnologia. Mas você vai pegando com o tempo. O importante é continuar aprendendo sempre. Participe de eventos online, assista palestras e vídeos dos especialistas. Dedique algumas horas por semana para absorver o máximo de informação para ir se acostumando com o vocabulário. Isso vai facilitar muito a sua compreensão das informações que virão.





O jornalista Marcello Pepe (MTB 19259/MG) trabalhou por muitos anos para o jornalismo brasileiro nos Estados Unidos, onde pode editar, redigir e diagramar vários periódicos brasileiros. Lançou em 1997 o premiado PlanetaFax, sendo o primeiro informativo diário em português nos EUA. Atualmente, é gestor do Relaciono, professional coach, palestrante e professor de comunicação em público. Confira o novo blog de Marcello Pepe em www.marcellopepe.com

O conteúdo veiculado nas colunas é de responsabilidade de seus autores.