Corpo e Alma: Estrutura Dinâmica do Corpo Humano

Pedro Laín Entralgo "Pedro Laín que fora dualista, em El cuerpo Humano: teoria actual abandonou o dualismo antropológico alma/corpo ao mesmo tempo que continuou a rejeitar o monismo idealista ou materialista. Mostrando os limites do pensamento antropológico hoje vigente, tanto cristão como laico, procurou um terceiro caminho, que deu lugar ao que chamou uma "antropologia integradora", "cosmológica, dinâmica e evolutiva". Como crente sincero e intelectual honesto e exigente, defendeu, sem precisar de uma alma espiritual nem de uma intervenção divina especial, a compatibilidade entre duas afirmações cristãs essenciais sobre o homem - criado à imagem e semelhança de Deus e titular pela esperança de uma vida para lá da morte - e a concepção actual das ciências: o homem como resultado da evolução do cosmos. As críticas recebidas, concretamente de teólogos - à sua frente J. L.Ruiz de Pena -, que queriam manter a ideia tradicional da unidade substancial de alma ? corpo, obrigaram-no a estudar mais minuciosamente a sua tese de uma concepção do corpo humano nem dualista nem materialista, mas "materista". Desse esforço resultou Cuerpo e Alma [...]


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